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O DISCURSO PUBLICITÁRIO NAS PROPAGANDAS DE CERVEJAS NACIONAIS: POSSÍVEIS MODIFICAÇÕES
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Camila Alzira Pereira da Silva
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Este trabalho tem o objetivo de analisar se houve transformações no discurso publicitário presente nas campanhas cervejeiras nacionais veiculadas no meio televisivo dos canais abertos, após a última modificação do Anexo "P" do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária. Para a realização deste trabalho, foram analisadas propagandas veiculadas pelas marcas Skol e Bohemia entre o período de 2008 e 2009. Para fundamentar nossas análises, estudamos os aspectos referentes à linguagem publicitária e ao discurso publicitário televisivo, especificamente, estudos acerca da construção simbólica em torno do produto "cerveja". Palavras-chave: Publicidade e Propaganda; Discurso Publicitário; Propagandas televisivas; CONAR; Cerveja.
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CENÁRIOS DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL: A PRÁTICA DA COMUNICAÇÃO INTERNA E A SUA INFLUÊNCIA SOBRE A IMAGEM INSTITUCIONAL
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Carla Soares Faria James Dean Damiani Lucas Pimenta de Lima
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Num cenário de mercado competitivo, as organizações buscam incessantemente construir um diferencial sólido para garantir sua competitividade. A comunicação organizacional figura como uma fonte interessante para essa construção imagética corporativa, e o empresariado reconhece discursivamente a importância estratégica que a construção planejada dos relacionamentos pode ter em um negócio. Mas qual é tônica que rege o uso na prática da comunicação nas esferas organizacionais? Para chegarmos a esta pergunta percorremos referencial teórico sobre as comunicação organizacional. Verificamos que a comunicação, especialmente a interna, atualmente é imprescindível às organizações, por melhorar o clima entre os colaborados, informá-los, dar voz a eles, criar bons relacionamentos e, consequentemente, auxiliar na construção de uma imagem positiva nas organizações. Abordamos a questão da identidade corporativa como parte do processo da comunicação interna, explicando seus valores, sua contribuição sobre a imagem institucional e no sucesso das empresas. E contrastamos o discurso com o que parece imperar na prática: para isso, realizamos cinco entrevistas em profundidade com profissionais de comunicação organizacional que estejam envolvidos com esse tipo de questão, além de fazer uso de dados divulgados pelo instituto DATABERJE sobre a comunicação nas organizações. Palavras-chave: Comunicação organizacional, comunicação Interna, planejamento estratégico e imagem institucional.
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PRODUÇÃO EDITORIAL E RESPONSABILIDADE SOCIOCULTURAL: UMA ANÁLISE DE INICIATIVAS QUE CONTRIBUEM PARA TRANSFORMAR O BRASIL EM UM "PAÍS LEITOR"
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Flávia Botelho de Carvalho Ariel Lucas Silva
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A proposta é investigar o papel sóciocultural da produção editorial brasileira além da análise de iniciativas que contribuem para o desenvolvimento de ações voltadas a transformar o Brasil em um país leitor. Para tanto, foi realizado um estudo sobre duas ações que integram o Plano Nacional do Livro e Leitura - um conjunto de projetos, programas, atividades e eventos na área do livro, leitura, literatura e bibliotecas em desenvolvimento no país, empreendidos pelo Estado (em âmbito federal, estadual e municipal) e pela sociedade - e, eMem seguida, uma análise do papel do produtor editorial no contexto dessas iniciativas. Pretende-se assim refletir sobre a atividade da produção editorial na contemporaneidade e sua relação com a cultura. Palavras-chave: Produção editorial; Responsabilidade sóciocultural; Cultura; Livro & leitura.
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CLUBE EXTRA: A ANÁLISE DA NOVA FERRAMENTA DE MARKETING DE RELACIONAMENTO – A REDE SOCIAL
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Juana Rocha Faria
Cássia Torres de Carvalho
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Este artigo acadêmico teve como intuito de estudar a ferramenta interativa exclusiva da Rádio Extra, Clube Extra, capaz de captar e fidelizar clientes através de práticas que aproximam os dois pólos estabelecidos na relação B2C a partir do momento em que divulga informações, promoções e eventos exclusivos, considerando o cliente como único, principal característica do marketing de relacionamento. Para tanto foi necessário estudar o surgimento da internet, da web 1.0 e 2.0, da cibercultura, a origem do hipertexto e da interação, o nascimento das redes sociais e da convergência midiática. Foi exposto o conceito do Marketing de relacionamento que tem como foco principal o cliente. Palavras-chave: Hipertexto, interação, redes sociais e marketing de relacionamento.
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O MARKETING VIRAL COMO ESTRATÉGIA UTILIZADA PELAS EMPRESAS NA INTERNET - ANÁLISE DO CASE DEVASSA
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Juliana Rezende Neiva
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A pesquisa em questão tem como objetivo investigar o marketing viral como estratégia utilizada pelas empresas por uma exploração qualitativa do estudo de caso através de uma análise exploratória e descritiva da campanha da Cervejaria Devassa para lançamento da nova cerveja, a Devassa Bem Loira, que teve como principal canal de comunicação a Internet. Através de estratégias bem elaboradas utilizando os canais de comunicação certos, é possível obter sucesso sobre uma campanha. Com a internet em constante crescimento é necessário pensar esse novo meio de comunicação tão importante quanto às outras mídias. Características como interatividade, personificação e a estética diferenciada acrescentam e enriquecem a publicidade. Por ser um meio de comunicação com melhor custo-benefício, devido sua abrangência mundial com o menor custo para as empresas, é importante saber utilizá-la com todos os recursos disponíveis. Uma estratégia de marketing bem elaborada pode também agregar valor a um serviço e/ou produto. Em propagandas criativas na Internet, o marketing viral pode contribuir para difusão da campanha para o público-alvo. Palavras-chave: Marketing, marketing eletrônico, Devassa, marketing digital, marketing viral, buzz marketing.
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POLÍPTICO: INSTABILIDADE E SENTIDO NA CONTEPORANEIDADE
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Letícia Christiane Guimarães de Senna
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As mudanças ocorridas nas últimas décadas tornaram impossível tentar traçar um perfil global do que acontece na Cultura hoje. Essa observação transforma definitivamente nossa maneira de pensar e produzir todo tipo de bens simbólicos. Esse artigo se propõe a discutir o processo de formação do pensamento contemporâneo, a dispersão do panorama cultural e a noção de instabilidade de sentido, contido no conceito de poética, na perspectiva de grandes acontecimentos do Séc XX, como a segunda guerra mundial e as manifestações ocorridas em Paris, em maio de 68, como forma de compreender a multiplicidade que caracteriza o contexto contemporâneo. Palavras-Chave: Cultura, Contemporaneidade, Poética, Instabilidade de Sentido.
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ACEITA-ME COMO SOU: AS VÁRIAS FACES DO BELO NA MÍDIA CONTEMPORÂNEA
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Raíssa Prates Ferrari
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No século 20, a sociedade tem instituído uma verdadeira prática de culto ao corpo, transformando-o em objeto de desejo incorporado às grandes indústrias. A publicidade coloca a mulher como foco principal do mercado de consumo, gerando a urgência do perfeito e do belo como padrão vigente. O objetivo do presente artigo é investigar qual a contribuição da mídia pós-moderna e de seus produtos na construção e reafirmação de padrões estéticos que concorram ou não com os ditames do paradigma moderno de beleza relacionada à magreza. Pretendemos, também, verificar como o consumo interfere na produção de subjetividades e identidades, incluindo nesta discussão a natureza mediadora da publicidade, bem como os processos de representação por ela instaurados. Palavras-chave: Padrão de beleza, representações sociais, consumo, publicidade.
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O SILÊNCIO FALA POR SI: A POÉTICA VISUAL DE ARNALDO ANTUNES
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Antonio Claudio da Silva Barros
Cássia Torres de Carvalho
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Este artigo estuda o livro Tudos, de Arnaldo Antunes, lançado em 1990. Antunes está inserido no contexto da poesia concreta/visual por fazer um trabalho considerado multimídia, que inclui música, literatura, artes gráficas, artes plásticas e novas mídias. O foco do estudo é a poesia visual e como o autor trabalha o tema do silêncio nos poemas do livro, um tópico caro à poesia pós-moderna. Palavras-chaves: Arnaldo Antunes, poesia visual, silêncio, pós-moderno.
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ARTE, EXPERIÊNCIA ESTÉTICA E POLÍTICA MARGINAIS: AS INTERVENÇÕES DO GRUPO PORO NO ESPAÇO URBANO
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Ana Karina de Carvalho Oliveira
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Os centros urbanos são locais de passagem, encontro, convívio e expressão. Da cidade, surgem ações que tem como objetivo reafirmar aquele lugar como público e nele encontrar espaços para expressões artísticas, culturais, políticas, etc, que têm sempre, devido aos sistemas estruturais vigentes, um caráter marginal. Daí a importância do olhar atento para essas ações. Não para vigiá-las, mas porque é nelas que se dão a ver muitas das expressões da vida urbana, de seus atores individuais e coletivos e de suas reivindicações. Entre os inumeráveis indivíduos e grupos que podem ser apontados como parte desse cenário, está o grupo Poro, dupla de artistas plásticos de Belo Horizonte que leva às ruas das cidades as suas intervenções. Dessas práticas, emergem a possibilidade da experiência estética no cotidiano; as táticas que os sujeitos encontram para se expressar apesar de e com as limitações que lhe são impostas; e a possibilidade de um fazer político a partir da inserção dessas intervenções na vida pública. É sobre essas questões, principalmente, que esse artigo foi construído. Palavras-chave: Cidade. Táticas. Intervenções. Política.
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O RAP BRASILEIRO E O DILEMA DA VISIBILIDADE MIDIÁTICA
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Antonio Carlos Silva Benvindo
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Este artigo tem o intuito de analisar o processo de apropriação do movimento cultural tipicamente periférico, Rap, pelos meios de comunicação. O movimento Rap difunde, atualmente, um processo amplo de significação e ressignificação cultural. Inserido num contexto das grandes cidades, o Rap se propagou aliado a ferramentas tipicamente dos meios de comunicação. Através de análise de determinados marcos midiáticos que deram visibilidade ao movimento e como foi interpretado pela sociedade de forma geral. A partir desse objetivo, faz-se necessário analisar sua relação complexa com os meios de comunicação. Assim iremos pesquisar através do grupo focal e entrevistas, como os apreciadores avaliam essa visibilidade midiática e quais as situações proporcionaram tal atenção da mídia. Palavras-chave: cultura marginal; cultura popular; visibilidade midiática; movimento cultural.
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